1 de maio de 2015

Quando foi a última vez?

Sim, quando foi a última vez que leram um livro? Do início ao fim. Quando foi a última vez que gostaram tanto da história que começaram a ler mais devagar porque não queriam terminar o livro?
A última página é a parte feia dos livros bons. Mas ler coisas boas enriquece-nos. Bem mais do que parece.
Apresento-vos então os meus três preferidos, até agora.


Quando Nietzsche chorou (de Irvin Yalom) é um romance duro. Pega em todas as nuances da solidão (aquela que sentimos quando estamos rodeados de pessoas) e escancara-las à nossa frente. É uma partilha de toda a complexidade do amor, do significado dos sonhos e de muitas outras teorias.
Este livro teve uma influência enorme na minha forma de pensar e sei que não tarda vou voltar a lê-lo.

A Sombra do Vento (de Carlos Ruiz Zafón) foi o meu último. Este é mais completo e pega nos sentimentos todos. Um romance dos que acaba bem no fim mas com um enredo que envolve livros, perseguições e o Diabo. Tem uma personagem cómica e muito sábia que debita coisas como: "Se quiser realmente possuir uma mulher, tem de pensar como ela, e a primeira coisa é conquistar-lhe a alma. O resto, o doce envoltório que nos faz perder o sentido e a virtude, vem por acréscimo" (página 146)

Nelson Mandela, Arquivo Íntimo, é uma obra brutal com excertos de cartas e documentos escritos pelo pacifista que relatam com exatidão a sua vida, pegando em pormenores tão deliciosos quanto chocantes. Um livro a ter na estante, que a mim serviu como uma bíblia, para ir absorvendo aos poucos e para inspirar e acalmar os dias mais difíceis.


Estes três fazem parte da minha pequenina biblioteca (no Alentejo, onde estou agora) e certamente ver-se-ão rodeados por alguns clássicos que me andam a provocar nas prateleiras da Bertrand.
Espero ter-vos deixado com curiosidade em algum destes meninos.
Estou também aberta às vossas sugestões!!

Um beijo e um Óptimo fim de semana grande!
MariaDaniela


2 comentários:

  1. Adoro ler!! Agora ando a ler o "The Picture of Dorian Grey" de Oscar Wilde e estou a gostar bastante!! xx♥

    MOONFADE

    ResponderEliminar
  2. Já li a sombra do vento há uns anos e adorei!!

    Estou a iniciar um clube do livro :) Passa lá a ver :)

    Beijinho

    ResponderEliminar