30 de novembro de 2015

O meu melhor tónico é água... de rosas!


Verdade!
Testei vários tónicos na busca daquele que me limpasse as impurezas da pele e que não deixasse resíduos próprios do produto. Pois bem, experimentei um adequado a peles mistas e oleosas e quando terminava a limpeza da pele mais parecida que tinha feito uma plástica: a pele ficava tão a repuxar que se virasse a cara, o canto da boca esticava. Porreiro. Depois testei um que pertencia a uma linha de combate às primeiras rugas. O resultado? Zero. Depois de o utilizar tinha de ir retirar a camada de óleo que me tinha deixado na pele. Um outro para peles normais simplesmente não limpava. 
Como consequência fui perdendo a fé em tónicos adequados a esta linda fronha que vocês já não vêem há tempos por aqui. Usava desmaquilhante, gel de limpeza ou exfoliante e pronto.

Até que por qualquer motivo que não a limpeza do rosto, comprei uma embalagem de água de rosas. No rótulo dizia "Limpa e refresca a pele." e eu que tenho por hábito testar imensos produtos na cara, pensei Why not?!
A verdade é que tenho usado na preparação da pele antes de me maquilhar (o que faz com que a produção de sebo seja retardada) ou antes de ir dormir e sem aplicar mais nada e noto imensas diferenças.
Em primeiro lugar (e para mim o mais importante) deixei de criar aquelas borbulhas pequeninas, que quase parecem reacção alérgica mas não são. O que significa que limpa eficazmente a pele e a sua composição não reage com o meu tipo de pele. 
Em segundo lugar, a minha preocupação em manter a minha rotina de cuidados, tanto de cabelo (falei aqui) como de pele, o mais clean possível. Evitar produtos fortemente compostos por químicos e que, tendo alternativas mais saudáveis, são postos de parte com muita facilidade.
Os tónicos são produtos muito complexos com inúmeros elementos a compor a sua fórmula. Vejam este exemplo:


Então, naquilo que posso, é destas listas intermináveis que eu fujo.
A água de rosas pode ser comprada em qualquer hipermercado por menos de 1€.
Quem quiser pode fazer a sua própria água em casa.
A Mónica Lice do Blog Mini Saia dá a receita aqui
 Por outro lado, devo advertir-vos que para peles maduras esta opção pode não ser adequada ou suficiente. A pele tem outras necessidades. Porém, pelo menos até aos 30 acho que é usar e abusar sem medos.

Eu adoro esta alternativa mais natural! A minha pele agradece na hora! Testem e contem-me tudo!

Um beijo,
MariaDaniela

4 comentários:

  1. great post!
    Kisses from germany, Sophie♥

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não tenho hábito usar, mas vou experimentar!

    ResponderEliminar
  3. Eu também cheguei a usar água de rosas e também achava que tinha bons resultados :)

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe também me dizia o mesmo! E é tão baratinha :)
    Um beijinho

    Blog Denise de Assis
    Facebook Page

    ResponderEliminar