14 de março de 2016

Tudo ao Natural!

Como sabem, sou campónia assumida com tudo o que de bom e mau isso acarreta.
Uma das partes mais fantásticas de viver no campo é a alimentação. Conseguir produtos maioritariamente biológicos é muito bom até porque já estive do outro lado: fazer refeições apenas com produtos processados.
Durante muitos anos nós lá em casa comprávamos tudo. O mais natural que comíamos era a salsa que tínhamos num vasinho no quintal.
Com o tempo achámos que tinha piada experimentar cultivar umas coisas já que devíamos ser as únicas pessoas na minha aldeia que não tinham um punhado de terra a dar fruta e legumes.
A verdade é que assim que nos começámos a alimentar de produtos vindos da nossa horta notámos tantas diferenças que nem parecia real.

1. O Sabor
O sabor de uma alface biológica é muito mas mesmo muito diferente de uma que foi processada e que tem mais químicos que calorias. O refogado feito com tomates de verdade é muito mais saboroso, os ovos são fantásticos.
Reduzimos nos temperos porque as refeições passaram a ter muito mais sabor. E a fruta?! Nem tem comparação. Passamos a ter olho crítico nas refeições feitas por outros já que distinguimos com uma perna às costas o sabor de um alimento biológico de um de "plástico". Foi uma surpresa incrível e que eu não esperava.


2. O Organismo
A digestão é mais fácil e a barriga já não incha como antes. Os nutrientes (que chegam em muito maiores quantidades) são todos muito bem aproveitados pelos órgãos do aparelho digestivo e isso sente-se. O paladar da comida é diferente e não se fica com aquela sensação de enfartamento, de preguiça a seguir às refeições. O sistema imunitário bateu palminhas e as gripes são muito menos comuns. Todo o corpo reage a alimentos de verdade. Seja o assunto as verduras da horta ou o peixe da nossa costa que é apanhado, amanhado e cozinhado.


3. A Pele
Foi o que mais me fascinou. Tenho problemas de acne desde miúda e a alimentação ajudou-me tanto que nem sei descrever. Fiz tratamento e a minha pele melhorou mas é facto de que tenho sempre pontos negros e ainda aparecem uma ou outra borbulha à séria. Há tempos fiz uma pausa nos comprimidos de controlo hormonal e mentalmente pensei "Venham daí, suas horríveis!", mas a questão é que não vieram! Ao ingerir fruta, legumes e carne biológica a minha pele autoregulou-se muito e os fármacos passaram a ser uma opção e não uma necessidade extrema. 

É incrível como a comida de verdade influencia tudo. Acho que até o humor!! Sou uma grande comilona e adoro cozinhar, mais ainda desde que descobri o verdadeiro sabor dos alimentos! 
Sei que nem toda a gente tem oportunidade de ter produtos biológicos à mão de semear mas fica a dica: experimentem um ou outro legume, fruta ou carne. Vão de certezinha entender do que falo.

Um beijo,
MariaDaniela

Sem comentários:

Enviar um comentário