20 de maio de 2016

# não somos todos fashion advisers

Não há como evitar a moda e as tendências. Simplesmente não dá. 
Podemos estar a procurar peças para o carro, a ver a notícia do Zé da Horta que matou a prima, a avó e a ovelha porque não encontrava o par daquela meia, podemos estar só na paz do Senhor a curtir o vácuo que somos abalroados pelo camião "5 mega tendências desta estação", "Saiba como parecer super rica só com peças da Primark", "Saiba bué da coisas sobre moda". 

Portanto, dada tanta importância aos trapinhos em que nos enfiamos todos os dias, obviamente teriam de aparecer os experts, os entendidos, os watch and learn.
Há os que compram uns diplomas e frequentam aulas por forma a validar os conhecimentos que vendem a peso de ouro. Depois há os que sabem realmente do que falam, mas sobre esses não tem graça dizer umas alarvidades. 

Os fashion advisers querem por o mundo a vestir-se como deve ser e, se puder ser, querem por o mundo a contribuir para a sua conta bancária. Eu também queria, mas não tenho talento nenhum que possa vender. Sim, eu sei, nem eles.
Bem, vocês sabem que eu não tenho bom fundo portanto vão deixar-me particularizar a situação, certo?

Agorinha no rescaldo dos Globos de Ouro, muito se falou da indumentária escolhida pela Marta Rebelo. Para quem não tem memória fotográfica aqui fica:

Roubei d'A Pipoca Mais Doce

Sempre foi personalidade que me passou ao lado mas bastou pestanejar e já sabia que tinha sido deputada, assistente numa universidade, que tinha sido ela a celebrizar o momento de deixar o namorado porque o animal de estimação fugiu. De um momento para o outro, sinto que sei tudo sobre este ser vivo. Até já a ouvi falar sobre a roupa que os outros vestem num canal pago. 
Tudo bem. A questão é que sou um animal muito curioso e precisei de saber o que era feito da Marta. Tipo Ponto de Encontro em que ela não sabe que tem aqui um familiar emocionado.
Bom, descobri o atual blog dela (aqui) mas escavei ligeiramente mais fundo e encontrei uma página criada por ela anteriormente. Falo-vos do Not a Wonder Woman 
Aqui é que o assunto volta a esfregar-se no tema inicial. Então não é que a Marta também faz (ou fazia, não sei! Não me incomodem com esses detalhes mínimos que são os tempos verbais!) consultoria de imagem?! 
Como não há forma melhor de captar novos clientes do que mostrar casos anteriores de sucesso, a Marta reporta-nos o apoio que deu à Inês nisto que é vestirmos bem o nosso saco de ossos.
Retirei até um óptimo exemplo para as minhas reuniões de trabalho. A Marta vestiu a Inês desta forma para uma ocasião semelhante:


Isto é um bálsamo para a alma. E assim de repente não tenho mais palavras...
Se o meu Diretor me vir assim vestida é capaz de me despedir com justa causa?! Não sei, mas não vamos tentar.
A brincadeira da consultoria de imagem devia ser ligeeeeiramente mais levada a sério. Pá, porque se alguém nos está a confiar a sua aparência e o seu bem estar, seria ético que fizéssemos de facto com que a mudança fosse para melhor. Há responsabilidades nisto!
Por isso é que não somos todos fashion advisers! Porque vestir uns jeans brancos e uma camisola qualquer não é ser um supra sumo da moda. Não é por se ter um blog com 20-30 comentários por post que se devem vender conselhos "super eficazes". Já vi por aí tanto caos a assinar como consultor de imagem que acho que a profissão tem entrado num descrédito absoluto.
A modéstia e a consciência deviam ser suficientes para que cada um percebesse se tem de facto alguma coisinha a acrescentar à vida do outro.
Anda meio mundo a enganar o outro meio. Não vale a pena porque o azeite, neste caso, acaba sempre por ir ao fundo. Perceberam o trocadilho? Isto é do cheiro a fim-de-semana!

P.S.- Nada contra a Marta. Mas também rigorosamente nada a favor.

Um beijo,
MariaDaniela

3 comentários:

  1. Excelente post, não podia concordar mais!! Parece que hoje em dia qualquer um pode "vender-se" como um fashion adviser e depois o resultado é um autêntico desastre...
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. A sério que me puseste a ler os blogs da Marta?? Não te perdoo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres bom humor tenho a certezinha que te ofereci aqui umas boas gargalhadas! ahah
      É sempre bom saber o que os grandes nomes do nosso país andam a criar!!!! :P

      Eliminar