13 de junho de 2016

[Milium] Não queremos mais bolinhas!

Pois bem, minhas amigas, depois de 3 dias de descanso e sendo hoje uma segunda-feira tão airosa preciso de vos trazer um assunto que acho que faz falta abordar: doenças! ahahah
Bem, o que me traz aqui não é bem uma doença, já vão perceber.

Nos últimos tempos tenho-me apercebido que a somar a pequenas borbulhas no rosto se juntaram umas novas bolinhas. Não foi preciso utilizar todo o meu QI para fazer uma pesquisa e perceber que o que se apoderou do meu rosto se chama Milium (ou mília).
O que é isso?

- São pequenas bolinhas de queratina (embora inicialmente se pense que seja sebo) que tendem a aparecer na zona do redor dos olhos e parte superior das bochechas.

- É mais comum nos recém-nascidos mas qualquer pessoa pode estar sujeita ao seu aparecimento, nomeadamente em processos de cicatrização.

- A sua origem pode ser, muitas vezes, genética.

- Estes pequeninos quistos não doem, não causam comichão e não estão na camada imediatamente superior da pele, pelo que não é possível extrair como se fosse uma borbulha. 



No meu caso soube imediatamente que teria origem genética porque a minha mãe também se tem debatido com isto nos últimos anos. 
Falei com o meu dermatologista que se prontificou para mos retirar cirurgicamente! (atenção que na imagem acima não sou eu) Eu expliquei-lhe que preferia um tratamento que os pudesse eliminar e prevenir em casa. 
Então falámos em produtos com retinol - responsável pela elasticidade e regeneração da pele - e esfoliação regular. 
Eu, que sou uma pessoa cheia de contactos, dirigi-me ao meu amigo farmacêutico e pedi-lhe conselhos. Ele, um anjo que se me caíu do céu aos trambolhões, sugeriu-me o seguinte:



O esfoliante da Vichy já é meu velho conhecido e carateriza-se por um nível médio de abrasão e uma remoção total do sebo deixando a superfície da pele completamente seca.
O produto da Eucerin é mais gentil, com uma esfoliação leve e uma sensação de hidratação depois de massajar e enxaguar a pele. A utilização de ambos eu vou adequando ao estado da pele mas devo dizer que os dois são de uso regular e não agridem a pele. Apenas alguma atenção ao produto da Vichy para utilizações diárias consecutivas. 
Por fim, depois de ter a pele bem esfoliada, limpa e seca aplico a pomada de Vitamina A. Esta vitamina é a "mãe" do retinol e funcionará na eliminação dos nódulos que tenho na pele.
A pele não absorve o produto, pelo que durante todo o tempo estou com o blush branco a espalhar charme por casa. Não é, portanto, possível aplicar o creme e sair à rua.
Comecei o tratamento há poucos dias e já vi melhorias no entanto não quero já tirar conclusões. Se alguém tiver interesse no tema, daqui a uns tempos posso comentar os resultados que tive. 

Relembro que não sou dermatologista nem farmacêutica pelo que não vos estou a aconselhar rigorosamente nada. Apenas vos estou a tentar dar a conhecer uma condição que não sei se é muito ou pouco comum e com a qual eu vivo. 
Se tiverem interesse em conhecer melhor este probleminha ou se sofrem com isto, consultem toda a informação que considerem necessária bem como um Médico que vos possa ajudar.

Um beijo,
MariaDaniela

2 comentários:

  1. Excelente post! Também já sofri com esta spequenas bolinhas mas um dermatologista sugeriu logo alguns produtos e tudo se resolveu!
    Grande beijinho e bom feriado,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Nice Inspirations

    FOLLOW my Blog!!! Maybe we can follow each other!!!
    www.rimanerenellamemoria.de

    ResponderEliminar